Na divulgação dos projetos aprovados no Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, do município de Blumenau, um detalhe destacou-se: a grande quantidade de projetos para estudantes (ou de estudantes) e, inexistência de obras artísticas.
Atualmente o Conselho Municipal de Cultura, parece preferir propostas com objetivos didáticos, quando a sua função deveria ser a de fortalecer a produção artístico-cultural em nosso município. Isso acontece, porque, comumente, pessoas indicadas por partidos políticos ou oriundas de outras áreas do poder público, migram para atuar no segmento cultural, como funcionários ou conselheiros. Geralmente, sem identidade com os anseios da classe, são políticos querendo firmar-se na carreira ou profissionais liberais, até aposentados, com a intenção de manter-se em evidência. Dizem defender o artista/produtor, mas basta pouco tempo e um pouquinho de poder para se concluir que não fazem o que falam; ao contrário, voltam-se contra quem deveriam prestigiar.
Igual resultado do edital 2010, do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau. Nele evidencias de que os recurso para a arte e a cultura estão sendo mal utilizadas. Devaneios didáticos, chamados ações culturais ou contrapartida social, estão destruindo com o objetivo principal da lei. Agora, parecedestinada a estudantes e contrária a artistas produtores.
É preciso lembrar: foi a luta dos artistas produtores o principal responsável pela regulamentação da lei de incentivo artístico cultural blumenauense, agora esquecida.
Assim, antes que a lei seja desrregulamentada por inutilidade, é preciso rever critérios do Conselho Municipal de Cultura. Isto urgentemente, para não aumentar os prejuízos à produção das artes no município. Depois é necessário instituir outro Conselho, este engajado com produção artística, principalmente o/a presidente, tendo alguns artistas produtores como membros.
Desta forma, talvez, a Lei de Incentivo a Arte e a Cultura do município de Blumenau, cumpra sua função: a de fortalecer e salvaguardar a produção artística blumenauense, catarinense e brasileira.
Tácio Morais Neto - Escritor
Nenhum comentário:
Postar um comentário